Post

Novo mercado do design Categoria: Design de Embalagens

Nos dias de hoje, a preocupação principal do design de embalagens é atender às exigências do cliente que agora possui um modo de vida modificado de acordo com a sociedade moderna. As demandas têm o objetivo de atender as tendências por produtos práticos, resistentes, capazes de suportar transporte e serem invioláveis, para não decepcionar o comprador online da atualidade.

De maneira geral, as embalagens precisam de um marcante apelo visual, que diferencie seu produto dos demais concorrentes, além de não causar impactos ambientais. Atualmente a questão da sustentabilidade vem sendo entendida como um dever das empresas e, as pessoas cada vez mais se conscientizam em dar preferência para produtos ecologicamente corretos, nesse caso saem na frente aquelas embalagens que podem ser recicladas ou utilizadas para outros fins após o término do uso, por exemplo.

Na Chelles & Hayashi Design trabalhamos especialmente com o desenvolvimento de embalagens de cosméticos, sendo o segmento de cremes antirrugas um mercado acirrado e com grandes fabricantes, o que torna necessário criar concepções que sejam reconhecidas pelo seu alto nível de tecnologia e valor agregado. Com o foco no público feminino, além de atender as expectativas do padrão estético, as criações se preocupam com fatores que podem fazer toda a diferença, como facilitar a rotina atarefada das consumidoras, não deixando de lado a praticidade, e o bom entendimento de utilização dos cremes.

Devido a grande procura das empresas por embalagens que vão além do design como commodity, os profissionais da área não podem ter em mente apenas a aparência do produto, o projeto das embalagens precisa estar em sinergia com fatores como racionalidade, economia, adequação, qualidade, performance e sustentabilidade. Um bom exemplo são itens que tenham refis, que tornam o tempo de utilização do recipiente maior e podem conseguir significativa redução de matéria-prima do que as embalagens convencionais. A embalagem pode transformar a experiência de compra de um artigo, encantando quem recebe, já que são elas que ampliam a percepção sensorial dos produtos e comunicam claramente a mensagem da empresa.

* Gustavo Chelles: Sócio fundador da Chelles & Hayashi Design (www.design.ind.br)

Sobre a Chelles & Hayashi Design

A Chelles & Hayashi Design foi fundada em junho de 1994 por Romy Hayashi (designer industrial graduada pela UFPR) e Gustavo Chelles (engenheiro e designer industrial graduado pela UFRJ, pós-graduado pela EAESP/FGV). Inicialmente focada em design de produto, em 2000 foi criada a divisão de design gráfico, completando um time de profissionais que atua de forma sinérgica no desenvolvimento de marcas, produtos e embalagens. De lá para cá, a empresa já ganhou diversos prêmios pelo desenvolvimento de produtos inovadores, como a lavadora PopTank da Mueller Eletrodomésticos, o Tanque Tigre, a linha de Porta-Filtros da Melitta, as lavadoras SuperPop e Belíssima, também da Mueller.

Últimas do Blog

5 Embalagens Conceituais Incríveis

Num mercado extremamente competitivo, embalagens criativas podem ser a alma do negócio.
+ ver completa

Novo mercado do design

Nos dias de hoje, a preocupação principal do design de embalagens é atender às exigências do cliente que agora possui um modo de vida modificado de acordo com a sociedade moderna...
+ ver completa