Como reduzir o impacto das embalagens no meio ambiente

  • Publicado em 23 de dezembro de 2022
  • Comentários: 0
Como reduzir o impacto das embalagens no meio ambiente

Você sabia que atualmente um terço do lixo doméstico no mundo todo é composto por embalagens? Se analisarmos o Brasil individualmente, este número corresponde a um quinto (o que já é muita coisa!). Este volume ajuda a superlotar os aterros e os CTRs. Isso quando os resíduos seguem de fato para o depósito de lixo.

Todo esse lixo proveniente de embalagens representa um grande perigo para o meio ambiente. Este tipo de resíduo possui inclusive uma legislação própria, que estabelece as responsabilidades e os princípios de gestão associados a eles, os resíduos de embalagens.


A produção de embalagens envolve o gasto de energia e de matérias primas. É preciso pensar as embalagens de forma sustentável desde o começo do planejamento do processo de produção. Já no planejamento, é importante considerar as questões ambientais desde a escolha da matéria prima, por exemplo investindo em embalagens de papel-cartão, que são mais sustentáveis.

Segundo dados divulgados pela Markets and Markets, o mercado global de embalagens plásticas sustentáveis deve passar a investir de US $89 bilhões, estimativa de 2020, para aproximadamente US $117,3 bilhões em 2025. Este número equivale a uma Taxa Composta Anual de Crescimento de 5,6% no período. Mesmo assim, o desenvolvimento de embalagens sustentáveis ainda é um desafio para o setor de embalagens. É preciso que sejam criadas políticas de conscientização em todos os níveis, envolvendo empresas e cidadãos, programas de pesquisas em tecnologia de transformação e reciclagem de materiais, sobretudo no que diz respeito à utilização de plásticos biodegradáveis para confecção das embalagens.

Para empresas, uma boa alternativa é conhecer e investir no Eco Design, que é a criação de produtos sustentáveis que incluem critérios ecológicos em todas as suas fases: concepção, desenvolvimento, transporte e reciclagem. Empresas como a Coca-Cola, P&G, Starbucks, AccorHotels, Omo e McDonald’s já começaram a investir neste conceito.

Vale ressaltar que a sustentabilidade tem se reafirmado diariamente como tendência e a sociedade está cada vez mais preocupada com as consequências de seu consumo, o que dá esperanças para o futuro do mercado de embalagens. Segundo a empresa de Pesquisa de Mercado Nielsen, cerca de 42% dos brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir seu impacto no meio ambiente.

Cabe agora às empresas inovarem em seus produtos e alavancar os benefícios das embalagens sustentáveis e aos consumidores a reverem seus hábitos, priorizando o consumo consciente e investindo em produtos eco friendly.

Compartilhe na Sua Rede:

Comentários

Sem comentários

Deixe um comentário

Nós Somos Ápice

Criar cases de sucesso é o que nos move

Somos especialistas em criar cases de sucesso. Combinamos tecnologia de ponta com os melhores profissionais do mercado para criar embalagens, rótulos e materiais promocionais que nos enchem de orgulho.

Leia mais

Pesquisa

Conheça Nossos Serviços

Solicite um contato para saber mais sobre nossas soluções em embalagens, rótulos e materiais promocionais.